CONSIDERE A EXPERIÊNCIA DO COMPRADOR - Comprar sem dar atenção as análises de risco e experiencia do comprador.

Trabalhava na Gerenciadora, na área de Suprimentos/CapEx para a construção de um dos maiores aterros sanitários do Brasil, que atingirá uma altura final de 100m.
Estávamos contratando, as 7 ETR - Estação de Tratamento de Resíduos, que levariam o lixo já processado para o aterro sanitário em outro município.

Feita a Concorrência com empresas de mesmo porte, e meu parecer final para o Diretor financeiro foi que a compra deveria ser repartida entre 2 empresas.
A decisão final era do cliente.

Ele tinha recebido de 1 dos proponentes um desconto de 15 % se fechasse as 7 ETRs com eles. Consultado, fomos veementes contrários a essa posição, pois os riscos eram grandes devido à época com escassez de Mão de Obra e Materiais, principalmente pelo prazo crítico do início das operações, já assumido com a empresa pública, inclusive em edital, com início das operações de 8 a 12 meses.


Apesar de mostrarmos inúmeros cenários desfavorável para a contratação única, sendo uma decisão de alto risco, não adiantou, ele comprou as 7 ETRs de uma única empresa.

Fiz um contrato “leonino” para o Contratante, a fim de resguardá-lo. Assinado foi.

Registro tudo nos mínimos detalhes, então registrei o ocorrido e ele solicitou que não era necessário registrar sua decisão, uma vez que por Responsabilidade essa decisão era dele. Fiz um bom relatório e enviei para ele por e-mail e para minha gerencia.

Dito e feito, após 4 meses de obras, o empreiteiro vem e exige que o contrato fosse reajustado e balanceado, exigia um adicional de 40 %, caso não atendêssemos, paralisaria a obra de imediato, as 7.

O contrato “leonino” para nada serviu. Falei: você tem que cumprir o contrato!

Me respondeu: estou pouco ligando para ele (pois ele sabia que seria uma disputa judicial mesmo dando ganho ao contratante, demandaria prazo, e era essa parte mais fatal, a multa a ser aplicada inviabilizaria todo os aportes e poderia o cliente perder até a concessão.
Mão atadas, o diretor foi obrigado a aceitar.

Obras terminadas e o diretor foi demitido.


O novo diretor financeiro tinha orientação do conselho para saber por que esse desastre financeiro tinha ocorrido, se tinham contratado uma gerenciadora para mitigar os riscos?

Lá vamos nós..., sabe o que nos salvou? O e-mail e o relatório que fiz ao antigo diretor financeiro...graças a Deus!

Ao Lê-lo, entendeu o ocorrido, e sussurrou...deve ter sido este o motivo pelo qual antigo diretor foi demitido pelo conselho.

Lição aprendida: Registre sempre tudo, e guardo tudo mesmo a contragosto do cliente.  
 

consultoria

X-Painel de Controle