Você arriscaria sua construção por uma economia em torno de 0,5 % do valor da obra?
Não fazer as sondagens do terreno a construir, considero a mais insanas e irresponsável das economias.
Parece incrível, mas muitos dos investidores e construtores fizeram e fazem isto.
Após este ato insano, eles nos procuram para fazer laudos e análises das patologias ocorridas em suas obras (por defeitos, trincas, rachaduras, recalques, afundamentos), a fim de dar direcionamentos para as correções necessárias, e evitar os possíveis processos na justiça e maiores prejuízos. Eles quiseram economizar...e fizeram a mais insana economia, e, suas alegações normalmente são estas: - O terreno era bom, meu empreiteiro já fez várias obras perto daqui, disse que não precisava; - Meu engenheiro reconheceu o solo e diz que ele suporta a obra, e não pediu a sondagem; - A obra é muito simples não vale a pena fazer, é só um sobradinho; - Eu já fiz outras semelhantes a esta e nunca tive problema algum. Um dia a casa cai, como se fala no ambiente profissional. Uma sondagem custa em torno de 0,50 % da obra, então numa obra de R$ 1.000.000,00, você gasta R$ 5.000,00, só isto, e vai garantir a partida para um ótimo projeto de fundações, e evitará o comprometimento total ou parcialmente da obra, garante também a prova em processos judiciais e o mais importante, evitará a difamação do seu nome.
A sondagem é uma análise laboratorial das amostras de solos retiradas no local da obra através de métodos e critérios orientados pela Norma Brasileira NBR 6122. Ela trará as informações necessárias do subsolo, seu suporte de penetração, o nível do lençol de água etc. Estas são as informações importantíssimas e básicas para o engenheiro calculista fazer o correto dimensionamento das fundações ou projeto das fundações (o que fica para debaixo da terra). A falta da execução da sondagem para investigação do terreno é o primeiro passo para transformar sua obra num grande problema, e em algumas das vezes, são tão alto os custos para os reparos e recuperação de até centenas de vezes o valor da sondagem. Algumas orientações básicas para você que está investido ou desejando investir em prédios a preços de custo ou não, cuidado, verifique se a empresa ou se o seu construtor fez as devidas sondagens, peça o relatório acompanhado da devida ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) emitida pela empresa, que elaborou a sondagem, através do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).A ART é um dos únicos documentos que legitima e responsabiliza a empresa e ou o profissional diante da sociedade civil, do seu conselho, e é muito exigida em demandas judiciais, sendo obrigatório sua emissão. Ao construir observe sempre isto: Engenharia não se faz com suposições e sim com procedimentos e técnicas normatizadas pelas NBRs; não existe uma fundação correta se não existir uma sondagem bem-feita; é possível construir em qualquer solo, basta fazer uma boa sondagem; bons e experientes empreiteiros/engenheiros, nem sempre, respondem na mesma proporção com responsabilidade diante dos altos prejuízos que o investidor tem que arcar pela falta da sondagem.
A economia gerada ao não se fazer uma sondagem é muito pequena, não vale o risco. Você não é obrigado a saber de tudo, não é? Então não hesite em contratar uma consultoria, pode ser tão barato e econômico como uma simples sondagem.